Mais de 100 anos de História

    Século XIX

 

A História da nossa empresa começa nos finais do século XIX, fazemos parte dum grupo de pouco mais de duzentas empresas que atravessaram todo o Século XX.

 

1896 – Fundação
A Harker Sumner é fundada em 1896 por John Harker e Gerald Sumner, dois empreendedores oriundos da região de Manchester em Inglaterra e tinha sede em Lisboa.

 

    Século XX

 

1926 – Filial no Porto
Assiste-se à abertura da filial no Porto e nesta altura as actividades principais da empresa são as Máquinas Têxteis, os Abrasivos da Carborundum UK e as Desnatadeiras da Alfa Laval.

1939 – 1ª Geração
Carlos Hargreaves toma posse de 20% do capital.

1945 – 2ª Geração
Ingressa na empresa Tomaz Hargreaves.

1958 – Sede no Porto
Tomaz Hargreaves assume o cargo de sócio gerente, tendo a sede sido transferida para o Porto. É o reforçar da Harker Sumner como líder de mercado agora também com o negócio das Máquinas de Ordenha e Correntes de Transmissão.
Esta data marca também o primeiro catálogo Alfa Laval em versão portuguesa.

1961 – Ordenha Mecânica
A primeira Máquina de Ordenha introduzida no mercado português – P77.

1963 – Conhecimento
A Harker Sumner marca presença no 1º Simposium de Máquinas de Ordenha na Suécia.

1968 – Crescimento
Este ano marca o primeiro Sistema Colectivo de Ordenha Mecânica – S.C.O.M.

1971 – Empresa Familiar 3ª Geração
Tomaz Hargreaves adquire a quota à casa mãe de Manchester tendo-se transformado então em empresa familiar com uma nova configuração dos departamentos:
- Abrasivos Carborundum
- Produção de Leite Alfa Laval
- Têxteis Graf
- Transmissões Renold

1985 – Tenologia 
A Tecnologia começa a revolucionar a Produção de Leite.

1992 – Maia / Abrasivos Flexíveis 
Investe em instalações próprias, transferência dos armazéns da Rua do Zaire no Porto para novos e amplos armazéns na Zona Industrial da Maia.
Arranca uma nova actividade: a transformação de Abrasivos Flexíveis com a instalação de uma linha de produção industrial.

1996 – Empresa Centenária 
A Harker Sumner celebra 100 anos de serviço ao cliente.

 
 
 
 
   

 

    Século XXI

 

2003 – Implementação do SGQ
Inicia o processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com base na norma NP EN ISO 9001. Foi uma contribuição relevante para a competitividade da empresa, como forma de garantir a qualidade dos produtos e serviços e o aumento da Satisfação dos Clientes.

2005 – Certificação / Ordenha Robotizada
A Harker Sumner obtém a certificação do SGQ a 9 de Março de 2005 pela Bureau Veritas Certification.
Vende e instala o primeiro VMS – Sistema de Ordenha Voluntário, um robot de ordenha que permite aumentar a produtividade da exploração, para além de melhorar a sua qualidade de vida.

2007 – Reestruturação Organizacional
Efectua uma reestruturação da qual resulta uma nova estrutura orgânica e funcional: UNA – Unidade de Negócio Agro e UNI – Unidade de Negócio Industrial.

2009 – PME Líder
É concedido à Harker Sumner o estatuto de PME Líder que visa reforçar a visibilidade das empresas que integram o segmento mais competitivo da economia nacional.

2011 – Reestruturação Societária
A Harker Sumner inicia um processo de Reestruturação Societária – Cisão. Com vista a acompanhar as exigências do mercado e face ao desenvolvimento e especialização das suas actividades, visa dotar a empresa de uma gestão mais ágil e flexível com as unidades de negócio que vinham tendo já elevada autonomia, tendo sempre presente que o Cliente é o seu principal recurso.
Numa 1ª fase, mantendo a estrutura familiar, a actual gestão liderada por José Santoalha, Manuel Santoalha e respectivas famílias, já na empresa desde os anos 70, adquire 100% das acções à restante família.
Numa 2ª fase são criadas duas empresas operacionais, garantindo a longevidade da marca Harker Sumner e a continuidade dos negócios. 

2012 – Harker XXI
Em Abril de 2012 esta empresa inicia actividade nas áreas de negócio Ordenha Robotizada e Tecnologias de Abrasivos.
Com os 116 anos de História prosseguimos a nossa Missão de servir os nossos Clientes com o envolvimento dos nossos Fornecedores. Existimos para dar Continuidade às virtudes do passado tais como a qualidade, a fiabilidade e um perfeito serviço de apoio ao Cliente e para perdurar o sucesso com uma atitude de excelência assumida por todos e vivida de forma contínua.
A 4ª Geração ao serviço da Indústria e da Agricultura em Portugal, com as competências e determinação das nossas equipas, disponíveis e motivadas.